Todo empreendedor precisa amadurecer, mas nem todo mundo que amadurece é Empreendedor.

Existe uma crença muito forte relacionada ao amadurecimento junto com o empreendedorismo. Será mesmo que para podermos empreender temos que estar 100% prontos? 

 

Dependemos de vários fatores para amadurecer, pois no empreendedorismo contamos com outras pessoas, e percebemos que não somos o super herói que imaginamos. A cada desafio, obstáculos e perdas nos deixa mais calejados e com isso nos ensina que o passado é a referência para a mudança do futuro. 

 

Existem inúmeras pessoas que estão ao nosso redor, que achamos mais evoluídas, pessoas que não se apegam com o passado, pessoas que acharam seu propósito de vida e com isso passa essa segurança profissional também, mas essas pessoas nem sempre são empreendedoras. Elas podem apenas estar mais “maduras” ou com mais vivência sobre algum tema específico.

 

 

Será que você precisa realmente ser maduro o suficiente para ter um negócio?

 

Não podemos confundir amadurecimento com responsabilidade, ambos estão ligados por uma ordem, sendo que não tem necessariamente uma hierarquia, afinal amadurecemos também quando aprendemos que não podemos tudo e precisamos da ajuda de outras pessoas para concluir nossos objetivos e alcançar metas cada vez mais altas.

 

Empreender foi mais que apenas ter um negócio ou ser um empresário como a própria palavra diz, para mim foi a oportunidade de ter um amadurecimento precoce, um acúmulo de responsabilidades muito grandes, sendo que com 16 anos já tinha sido emancipado para abrir minha primeira empresa. 

A transformação das outras pessoas através do seu trabalho, através dos frutos que você produz, sim lhe mostra que você está em um grau de amadurecimento elevado, mas não se esquece, qualquer árvore dá seus frutos e os amadurece para os outros seres viventes, nunca para ela mesma. São apenas as folhas secas que caem ali perto dela que servem de alimento que fará ela crescer, mas os frutos não, esses são colhidos e distribuídos para outras pessoas.

 

 

Então não se esqueça, “Quanto mais pra dentro, mais pra cima” – Ricardo Cruz.