As 7 chaves que norteiam a vida de um empreendedor
Por que nos frustramos quando decidimos abrir o nosso próprio negócio? Você já parou para pensar nisso?
A minha vida como empreendedor, assim como a de milhares, nunca foi fácil – e nem é para ser. Eu mesmo já passei por isso diversas vezes. Na verdade, o que eu posso dizer é que quando decidimos dar aquele primeiro passo no empreendedorismo, não pensamos nas etapas e nas dificuldades, a gente só começa a nossa jornada.

As universidades, faculdades, escolas e cursos não ensinam como empreender. Elas te ensinam a ser médico, por exemplo – mas empreender não. A verdade nua e crua é que o empreendedorismo vem da experiência e aprendizado do dia a dia. É claro que existem dicas, tutoriais, vídeos, livros, mentorias, entre outros caminhos que vão te dar o básico. Só que APENAS o básico não é o suficiente, então pensando nisso, quero dividir algumas chaves que vão te nortear na vida como empreendedor.
7 chaves que norteiam a vida de um empreendedor
Antes de mais nada, o que posso dizer é: se você̂ entender como virar cada uma delas, acessará portais de infinita sabedoria e poder. Dica de ouro: cada chave possui um código de ativação.
- Chave da Criação “Se você̂ não vem de uma família rica, uma família rica tem que vir de você”.
- Chave da Liderança “Pessoas matam e morrem por um ideal. Seja o mensageiro de uma causa maior do que você̂”.
- Chave da Abundância “Quer ficar milionário? Transforme pessoas em milionárias”.
- Chave da Prosperidade “Use a gratidão como um manto. E esta irá alimentar cada canto da sua vida”.
- Chave da Sabedoria “O tolo comete os mesmos erros. O esperto aprende com os próprios erros. O sábio, aprende com os erros dos outros”.
- Chave do Networking “É muito mais caro estar fora de um círculo de influência do que investir o necessário para fazer parte de um”.
- Chave da Ebulição (Chave Mestra) “Se você̂ está em cima do muro, você̂ já́ está condenado ao inferno”.
Medite sobre cada uma para entender seu código oculto. Se você̂ decifrá-las, nada poderá́ te segurar.

Dica de ouro
A minha dica de ouro aqui é: não desista, persista e faça o impossível. Fácil falar, não é mesmo?
É fácil de falar sim, mas com toda autoridade de uma pessoa que empreende há mais de 30 anos, posso assegurar que é possível quebrar as barreiras da burocracia e lucrar.
A alma de um empreendedor é completamente diferente, porque ele acredita na ideia e no negócio dele – mesmo que outras pessoas provem ao contrário.
Aprenda a voar como uma borboleta
Você voa como uma borboleta ou é uma lagarta e fica só observando a borboleta voar?
Pode parecer uma pergunta estranha, mas muitas vezes, somos uma lagarta que observa a borboleta voando e acaba pensando da seguinte forma: “Eu também posso ser uma borboleta”. Só que para ser uma borboleta e conseguir voar, você precisa passar por algumas etapas na sua vida. Essas etapas são fundamentais para o seu negócio crescer e prosperar.
Nelas, você vai errar, errar e errar. Mas quando acertar, você terá toda a experiência e aprendizado que ganhou quando estava lá, errando.