O home office ou trabalho em casa se tornou uma prática muito comum para quem exerce alguma função remunerada. Nesta pandemia, como alternativa para evitar a proliferação do vírus COVID-19 e proteger seus funcionários, empresas de diversos setores optaram por esta forma de trabalho. No começo, era algo muito novo para muita gente e tudo ocorreu bem – mas atualmente, em pleno processo de vacinação, as pessoas não aguentam mais ficar em casa! Então, para ajudar a saúde mental e física destas pessoas, decidi dividir o tema em 6 dicas para ajudar o seu home office ser completamente diferente!
Foto: banco de imagens/Freepik
1- Organize seu ambiente de trabalho
É muito importante definir o local correto para trabalhar: precisa ser um local com uma vista agradável e que não canse os olhos, sem barulho, arejado, com um ar fresco, claridade adequada e uma garrafa de água na mesa.
Demarcar seu local é fundamental, então coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente – e como uma dica pessoal, aposte em colocar uma planta como símbolo de calmaria.
2- Estabeleça uma jornada de trabalho
Estabeleça uma carga horária de trabalho e cumpra à risca! Isso vale independentemente do horário que você escolher para executar suas atividades. Se você sente que produz mais à noite, e seu negócio permite que trabalhe nesse período, por que não? Afinal, esta é uma das vantagens de trabalhar em casa.
É muito importante que você defina seus horários intercalados com uma alimentação saudável e natural, então escolha o produto e o empório correto para não se arrepender depois.
3- Evite distrações
Se você tem filhos, gato, papagaio, cachorro, estabeleça limites para eles. Crianças aprendem cedo, então comece cedo a deixar claro que, embora você esteja em casa, aquele é seu local de trabalho.
Seu filho ou filha não ligaria para o seu trabalho pedindo ajuda com aquele problema insolúvel de matemática da quarta série, correto? Então ele não deve ligar e, principalmente, você não deve permitir que ele faça isso quando estiver trabalhando em casa.
4- Comunique-se e exercite-se, quando possível
Lembre-os de que você existe! O trabalho remoto pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. Quando possível, faça reuniões presenciais com clientes e fornecedores, se você for seu próprio patrão.
Estabeleça intervalos para exercitar-se e esticar o corpo: não é nada saudável ficar na mesma posição por horas, ainda mais se você está tenso. Até mesmo para a produtividade, é muito bom esse momento de interação e exercício!
5- Organize suas tarefas
Amor e disciplina: trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Tenha uma lista de tarefas a ser realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la.
Essa é uma boa forma de manter-se produtivo e disciplinado, mesmo no conforto do lar, e de não deixar que seu home office acabe se transformando em um fardo.
6- Ao fim de suas tarefas, distraia-se com o que gosta de fazer
Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa. Saia, faça exercícios físicos, coma algo saudável ou curta sua família, mas descanse.
Foto: Ricardo Cruz
Não está fácil para ninguém, mas essa luta depende de você também! Continue lutando, se esforçando, praticando exercícios e se alimentando corretamente.
Esse vírus não irá embora sozinho, você também faz parte disso: uma pessoa com problema de saúde, obesa, sedentária ou que não pratica exercício físico não será curado apenas com uma vacina. Por isso, faça a sua parte! Fique atento, em breve, falarei de outros temas relacionados à empreendedorismo.
Sou empreendedor há mais de 30 anos, comecei aos 16. Empreendi no mercado de motos e cheguei a ter 6 empresas. Descobri meu propósito depois dos 38 anos de idade. Nunca é tarde e nunca é cedo, só Deus sabe nossa hora!
Sempre focado em inovação e atento a novas tendências do mercado.
@ 2024 Equipe Ricardo Cruz. Todos os direitos reservados.