Quem inicia um negócio do zero sabe muito bem que diversas sensações e temores ocorrem no momento de tirar a ideia do papel. Muitos empresários analisam o mercado, realizam pesquisas e, mesmo assim, têm medo de empreender e ficam imóveis no momento de assumir o compromisso do próprio negócio.
É preciso ter coragem para conseguir empreender, independentemente do tipo do negócio. Muitas vezes, um pequeno obstáculo pode ser encarado como um impedimento para não agir. Com isso, um futuro promissor pode escapar de suas mãos por causa do medo de empreender.
Pensando nisso, decidi pegar um pouco da minha experiência como empreendedor e dividir em algumas dicas para você vencer o medo de empreender:
Dicas para vencer o medo de empreender
Faça uma preparação adequada
Quem vai empreender, independentemente do ramo escolhido para iniciar seu negócio, precisa se preparar bastante. O foco deve ser minimizar a chance de o empreendimento dar errado a partir de conhecimento de mercado, análise da concorrência, plano financeiro e de marketing e viabilidade como um todo.
Estude bastante, leia livros e revistas específicas sobre o seu ramo de atuação, converse com empresários que possuem negócios na área, analise o que os concorrentes oferecem, participe de cursos e eventos sobre empreendedorismo, enfim, invista em conhecimento.
Muitas vezes o que “quebra” um negócio não é a falta de dinheiro, mas um péssimo planejamento (ou a falta dele). Ferramentas como Canvas, a criação e um MPV (Mínimo Produto Viável) e teste de cenários econômicos (Fluxo de Caixa Descontato etc.) são essenciais neste sentido.
Com tudo isso, quero que você tente visualizar o seu empreendimento antes dele realmente existir. Agindo assim, o medo vai diminuir, afinal temos muito medo do que não conhecemos, mas agora você já está se familiarizando bastante com a realidade que pretende criar.
Defina metas
Por onde começar? A quantidade excessiva de detalhes para pensar e processos que precisam ser implementados é grande e por isso é preciso estabelecer algumas metas.
Comece por identificar qual é a missão geral da empresa e crie tarefas menores que sirvam como passos para alcançar o objetivo.
Esses pequenos objetivos tornarão a missão da empresa mais clara e darão uma boa indicação de onde começar. Lembre-se que nesse início não é necessário que saia tudo de forma perfeita, é melhor fazer e aperfeiçoar depois.
Faça o que você gosta
Antes mesmo de pesquisar o mercado e saber qual o melhor negócio, pense nas opções de trabalho que estejam associadas a gostos pessoais. Será que não existe uma oportunidade de negócio a partir disso que você tanto ama?
A afinidade certamente diminuirá seu medo. Sua principal reação será de prazer e você não terá tanto receio de fracassar, pois estará trabalhando com ímpeto naquilo que você gosta muito. Claro que não basta gostar, é preciso valorizar (muito) o item anterior também.
Acredite em si mesmo
Pode até parecer papo de autoajuda, clichê ou algo assim, mas autoconfiança é essencial para quem vai empreender e quer perder o medo de começar seu próprio negócio (principalmente do zero).
Pense no poder deste item: se nem você mesmo acreditar no seu negócio, como pretende vender produtos e conquistar clientes? Como atrair investidores e sócios para algo que você faz sem propósito? Difícil.
O lance da autoconfiança tem a ver com a credibilidade que você “emprestará” ao seu negócio e ao mercado, portanto é melhor acreditar sempre, mas com planejamento, do que duvidar ao menor sinal de problema, e desistir.
Pense nos seus objetivos, não nos obstáculos
Quando você estiver inaugurando o seu negócio próprio, pense nos principais objetivos traçados, não as barreiras que virão pela frente (e elas virão). A dica aqui é focar no planejamento realizado, de modo que sejam tomadas ações e atitudes associadas ao desenvolvimento do negócio, não no medo de dar errado.
É muito comum nos assustarmos quando algo dá errado, mas para estes momentos a força das metas, a resiliência e a persistência precisam ser reconhecidas como a única saída para prosperar.
É na crise que muito dinheiro troca de mão, ou seja, muita gente aproveita e cria oportunidades. Por que? Porque isso é um dos objetivos das pessoas bem-sucedidas.
Dê um passo de cada vez
Por fim, uma última dica para romper o medo de empreender é dar um passo de cada vez. Cada conquista merece uma comemoração, o que significa que as vitórias acontecem nas pequenas coisas e na persistência, não nas grandes tacadas.
Sempre costumo orientar que as pessoas não tentem fazer logo a maior loja do bairro. Isso pode e deve ser um sonho, que será logo transformado em objetivos, mas todo começo pressupõe humildade, profissionalismo, seriedade e muito trabalho.
Convenhamos, começar pequeno também tem outra vantagem: se você quebrar, o tombo não será tão feio e tampouco será traumático a ponto de tirar de você o desejo de tentar de novo – e isso é de uma relevância enorme.
Aposte nas franquias
Mesmo com essas dicas, você ainda não se sente seguro em começar um negócio do zero? Então aposte em rede de franquias, onde você já recebe toda a história de uma empresa em suas mãos, incluindo fornecedores, clientes, branding, objetivos e muito mais!
Você quer saber como ter uma franquia de um mercado que está sempre em crescimento? Então continue de olho nas minhas redes.
Sou empreendedor há mais de 30 anos, comecei aos 16. Empreendi no mercado de motos e cheguei a ter 6 empresas. Descobri meu propósito depois dos 38 anos de idade. Nunca é tarde e nunca é cedo, só Deus sabe nossa hora!
Sempre focado em inovação e atento a novas tendências do mercado.
@ 2024 Equipe Ricardo Cruz. Todos os direitos reservados.