Para abrir uma empresa com boas perspectivas de sucesso é preciso conhecer o próprio negócio, a concorrência, além de contar com capacitação, suporte profissional, capital e planejamento.
É muito comum observar o surgimento de novos negócios, cujos empreendedores se lançam no mercado sem qualquer planejamento ou preparo, apenas com a finalidade de obter uma renda extra ou mesmo o sustento da família. O resultado desse modelo, no entanto, não é nada positivo. Além de diversas empresas não sobreviverem nem por um ano, muitos empreendedores saem endividados e frustrados por não terem se planejado adequadamente.
Dicas de como fazer seu negócio dar certo
Fazer um bom planejamento
Na hora de empreender, certamente não existe uma receita para o sucesso. Mas quando se trata de fracasso, quase sempre um motivo está presente: a falta de planejamento.
Antes de tirar uma empresa do papel é preciso que ela seja muito bem planejada. O empreendedor precisa ter claro quanto capital será necessário, quantos funcionários será preciso contratar e quem serão seus fornecedores. Além disso, é fundamental conhecer o passo a passo para a formalização da empresa, entre outras atividades.
É preciso pesquisar o mercado, analisar a clientela e estudar bem a concorrência. Portanto, é preciso elaborar um verdadeiro plano antes de colocar a mão na massa.
O Plano de Negócios é um documento bastante conhecido de quem empreende e tem justamente essa função, ou seja, avaliar a viabilidade de uma empresa antes mesmo dela se tornar uma realidade. Existem muitas metodologias para a criação de um Plano de Negócios e o ideal é contar com o auxílio de alguém capacitado que possa lhe oferecer suporte na hora de pensar e definir quais serão as primeiras medidas para a sua empresa sair do papel e se tornar uma realidade.
Conhecer seus clientes
Outro fator que está diretamente ligado ao sucesso de muitas empresas é o conhecimento preciso sobre as reais necessidades de seus clientes. É preciso definir quem é seu público alvo, quem são os potenciais compradores dos seus produtos e serviços, antes mesmo de partir para a estruturação da empresa. Para conhecer bem a clientela, além de pesquisar é preciso testar, a partir de modelo simples, se aquilo que você pretende lançar no mercado conta com uma demanda certa.
Conhecer seus concorrentes
A concorrência é outra questão importante que deve ser avaliada, se você pretende fazer com que o seu negócio dê certo. Avalie quais são as diferenças e semelhanças entre os produtos ou serviços que você pretende oferecer e busque se diferenciar. A concorrência deve ser sempre vista como uma forma de aprender mais sobre o seu produto ou serviço e também sobre o seu público. Evite entrar em uma guerra de preços a qualquer custo. O objetivo será sempre se diferenciar e não afetar diretamente o seu concorrente, criando situações de instabilidade e perda para o seu negócio.
Conhecer o mercado
Qual é o mercado que você pretende atuar? Ele conta com algum tipo de sazonalidade? É um mercado novo ou já está consolidado? Quem são os principais atores desse mercado.
Antes de montar a sua empresa, é preciso mapear com cuidado o mercado em que você pretende atuar. Saber e analisar quais são suas características pode ajudá-lo no planejamento.
Se você pretende abrir uma sorveteria, por exemplo, por saber que esse negócio conta com uma grande sazonalidade, é fundamental ter um bom capital de giro e um bom controle do fluxo de caixa para garantir a sustentabilidade do seu negócio.
Ter afinidade com o seu produto ou serviço
Uma empresa pode não ser feita de um único empreendedor. No entanto, seus sócios fundadores exercem um papel fundamental no conceito do negócio e na sua marca. Por isso, é fundamental que os sócios tenham afinidade com o produto que vendem ou com o serviço que prestam. Sem essa afinidade, é muito difícil promover credibilidade do mercado, já que a maioria dos clientes costuma confiar em negócios que são promovidos por quem gosta do que faz e realmente entende do assunto.
É difícil obter excelência por algo que você não se aprofunde ou goste. Assim, se o seu objetivo é montar um negócio avalie se aquilo que você pretende vender é algo com o qual você se identifica.
Invista em autoconhecimento
Pode parecer estranho, mas conhecer sobre você e o seu perfil pode influenciar bastante no sucesso do seu negócio. Mais do que seguir as tendências, ou supostos “modelos de negócio de sucesso”, você deve conhecer muito bem quais são as suas reais habilidades e competências antes de se lançar no mercado. Ter esse tipo de conhecimento não apenas vai ajudar você a se destacar com mais facilidade, como também trará mais clareza e assertividade caso você precise montar uma sociedade com outros empreendedores.
Tenha paciência e consistência
No mundo dos negócios nada acontece da noite para o dia, ou seja, até que você comece a ver os resultados é preciso investir, se dedicar e realizar suas ações com consistência tanto da empresa para dentro, quanto da empresa para fora. Nem sempre é fácil ter paciência e fôlego, especialmente quando as coisas não vão muito bem, no entanto, uma pequena dose de persistência é o que faz com que muitas empresas acabem perseverando, enquanto outras fechem as portas. Continue fazendo, independentemente dos fatores externos. Cedo ou tarde, o resultado irá chegar.
Não existe uma receita única na hora de empreender, mas os fatores apontados estão presentes na grande maioria dos negócios que acabaram se destacando no mercado. Para quem quer empreender para dar certo, vale a pena considerar essas dicas e tentar colocá-las na prática.
Sou empreendedor há mais de 30 anos, comecei aos 16. Empreendi no mercado de motos e cheguei a ter 6 empresas. Descobri meu propósito depois dos 38 anos de idade. Nunca é tarde e nunca é cedo, só Deus sabe nossa hora!
Sempre focado em inovação e atento a novas tendências do mercado.
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