Depois de uma séria crise econômica e da descoberta de que é possível gerar renda sem estar vinculado a um emprego de carteira assinada, muitos partiram para o negócio próprio e decidiram abrir suas empresas.
Mas empreendedores iniciantes devem ter cuidado com as armadilhas do mundo dos negócios – apenas ter talento não é suficiente para assegurar uma boa gestão e embasamento para a tomada de decisão.
Principais erros
Vemos a todo o momento negócios sendo inaugurados com promessa de ser algo completamente diferente do que existe no mercado. As notícias do fechamento com menos de três anos de existência são tão frequentes quanto.
Por que isso acontece? Por mais promissor que seja um negócio, a falta de planejamento pode ser um tiro no escuro. Muitos empreendedores acreditam em um novo projeto, reservam o capital para investir, mas não planejam todas as etapas.
Em um plano de negócios, deve constar não apenas a ideia, mas tudo que envolve o novo negócio em curto, médio e longo prazo. Podemos entendê-lo com uma ferramenta agregada, pois acompanhará você até que a empresa esteja de fato consolidada.
Colocar no papel todo o plano de negócio — ou seja, a teoria — vai evitar cometer muitos deslizes na prática.
Aonde você deseja chegar com o seu negócio? Qual é a sua previsão de vendas e de retorno do investimento? Sem metas, o empreendimento corre o risco de perder o ritmo, e você ficará sem saber o que fazer para driblar as dificuldades.
Um negócio não deve ser aberto apenas porque dá dinheiro. É essencial que seja algo do qual o empreendedor goste e que entenda a fundo, para saber estabelecer as metas e lidar com os momentos de altos e baixos.
Inspirados por histórias de sucesso, muitos aspirantes a empreendedores acham que ter um negócio próprio é a solução para ganhar dinheiro de forma rápida. Pelo contrário: seu empreendimento pode demorar meses, e até anos, até dar algum lucro.
Para não superestimar e subestimar seu empreendimento, é essencial compreender o que seu negócio tem a oferecer de diferente. A partir desse entendimento, será mais fácil abordar consumidores, fornecedores e investidores.
Outro erro diário de muitas empresas iniciantes é não investir em “follow up”, ou seja, não fazer um esforço para ter mais uma conversa com o cliente e, assim, fechar negócio.
Mais uma falha é não investir nada em comunicação, e não conseguir consumidor para comprar seu ótimo produto ou serviço.
Ou, pior ainda: investir muito em uma abordagem de marketing errada, e, assim, comprometer a sobrevivência da sua empresa. Colocar muito dinheiro em qualquer veículo de mídia para qualquer tipo de público não é só uma má estratégia de marketing: também afeta seriamente o caixa do seu negócio.
Ainda falando sobre marketing, um outro erro é desprezar o poder que buscadores e redes sociais podem ter para impulsionar as vendas do seu negócio, por meio de pouco investimento.
Por fim, a última falha dos empreendedores iniciantes é desistir do negócio diante do primeiro obstáculo. Quando estiver deprimido, pare e pense: será que esse não é um problema básico, e você está abandonando o projeto apenas por falta de vontade?
Por que empreender no mercado de produtos naturais?
Montar um comércio de produtos naturais é uma aposta promissora no cenário atual. Esse tipo de investimento tem aumentado bastante graças à mudança nos hábitos das pessoas, que desejam a prevenção de doenças, melhora na qualidade de vida e longevidade.
A busca por maior qualidade de vida alavancou o mercado de produtos naturais, mostrando que esse modelo de negócio é um ótimo investimento e vem se desenvolvendo sistematicamente, com uma perspectiva ainda maior de crescimento. Aproveitar este momento representativo não é nenhum modismo, mas sim uma grande oportunidade de investimento para você.
Não persista no erro!
Errar é humano sim, mas hoje em dia, não tem mais desculpas para persistir nele. A informação está disponível para todos e de fácil acesso. Existem dicas, mentorias, treinamentos e muito mais.
Independente do negócio, a melhor alternativa sempre será o sistema de franquias, sabe por quê?
Com as franquias, você já recebe toda a história de uma empresa em suas mãos, incluindo fornecedores, clientes, branding, objetivos e muito mais! Você quer saber como ter uma franquia de um mercado que está sempre em crescimento? Então continue de olho nas minhas redes.
Sou empreendedor há mais de 30 anos, comecei aos 16. Empreendi no mercado de motos e cheguei a ter 6 empresas. Descobri meu propósito depois dos 38 anos de idade. Nunca é tarde e nunca é cedo, só Deus sabe nossa hora!
Sempre focado em inovação e atento a novas tendências do mercado.
@ 2024 Equipe Ricardo Cruz. Todos os direitos reservados.